Como lavar Pincéis de Maquilhagem?

 Os pincéis de maquilhagem, para algumas de nós, tornaram-se num grande aliado no que toca á maquilhagem por isso é importante garantir a higiene dos nossos pincéis não só para evitar bactérias, alergias e poeiras mas também para aumentar a durabilidade deste item que por vezes custa-nos ‘balúrdios’.
 Antes de darmos início á limpeza é necessário saber diferenciar os pincéis de cerdas naturais das sintéticas já que cada um precisa de cuidados diferentes, sendo assim os pincéis de cerdas naturais costumam ser mais macios como o de sombras, blush e pó e os de cerdas sintéticos já são mais firmes como o da base, batom, corretivo e delineado.
 Agora que já os sabemos distinguir vamos finalmente passar a lavagem destes que para quem não tem um produto específico para a limpeza dos pincéis pode muito bem usar champô para bebes como por exemplo o Johson’s baby ou um sabonete liquido anti-bacteriano, já que o sabonete em barra pode deixar as cerdas quebradiças e frágeis, sem esquecer que para os de cerdas naturais convém também usar condicionador para o cabelo ou um bocadinho de azeite.
 Posto isto, vamos começar pelos mais fáceis de se levar, que são os de cerdas sintéticas e para tal começamos por enxaguar as cerdas em água morna, de preferência em posição vertical para não molhar o cabo do pincel. De seguida é só aplicar um bocadinho de champô ou de sabonete e ‘esfregar’ na mão ou no lavatório as cerdas do pincel em movimento leves e de vai e vem, depois é só ir molhando e repetir este processo até que a espuma saía sem cor.
 Para os pincéis de cerdas naturais o processo é o mesmo, mas assim que retire a espuma já sem cor do pincel deve colocar um pouco de condicionador ou azeite e deixar que este o absorva, por fim é só passar o item por água corrente sempre sem molhar o cabo.
 Depois é só deixar os pincéis deitados numa toalha a secar num lugar fresco mas nunca ao sol e nada de usar o secador do cabelo já que este pode danificar as cerdas e/ou o pincel!
  Lembrem-se que é indispensável fazer uma lavagem a todos os nossos pincéis de 15 em 15 dias e que estes não devem ser guardados na Casa de banho devido à humanidade que como é óbvio os fragiliza.


Sem comentários:

Enviar um comentário